×

Imprensa

Imprensa

    Cuidados para evitar viroses no verão

    09/01/2024

    Alerta para os casos de virose que tendem a crescer neste período do ano

     

    A estação mais quente do ano é inspiração para fugir da rotina, para atividades de lazer e de descanso. É durante o verão também, por ser um período de altas temperaturas e muitas pessoas de férias, que alguns cuidados ao ingerir alimentos e bebidas acabam ficando de lado e os casos de viroses tendem a crescer significativamente. O problema, comum em crianças e adultos nesta época, geralmente é causado pelos vírus conhecidos como adenovírus e o enterovírus.

    A virose surge do contato com utensílios mal lavados, superfícies, águas e alimentos contaminados pelos vírus. A falta de higiene e de conservação adequada de alimentos são grandes facilitadores do contágio, além do contato com água imprópria para banho ou consumo. Responsável por causar gastroenterite aguda, uma infecção que provoca diarreia e vômito, a virose é transmitida de pessoa para pessoa por meio das secreções eliminadas ao falar, tossir ou espirrar.  

     “Por ser um período de férias para muitas pessoas e as temperaturas facilitarem as atividades sociais, os locais como praias, clubes e praças acabam tendo um grande fluxo de pessoas, o que ocasiona também um aumento na circulação de vírus e bactérias que causam essas doenças”, explica o farmacêutico e assessor técnico da Rede São João, Roberto Canquerini.

    A gravidade dos sintomas das viroses de verão pode ser maior em pessoas com o sistema imunológico comprometido, em idosos e crianças. Geralmente os sintomas associados à doença são: vômito, enjoo, dor abdominal, mal-estar, falta de apetite, diarreia, febre e até conjuntivite.

    “Para ajudar a reequilibrar a microbiota intestinal e aliviar a diarreia causada pela virose, pode ser indicado o uso de probióticos. Além disso, o uso de sais de reidratação oral também pode auxiliar na reposição das perdas acumuladas de água e eletrólitos. Já para prevenir ou tratar náuseas e vômitos causados pela doença, um antiemético com ação rápida poderá ser usado, de acordo com a orientação médica”, ressalta Canquerini.

    O farmacêutico orienta ainda que para o alívio dos sintomas de virose é necessário o repouso total, ingestão de líquidos, alimentação leve e se os sintomas persistirem por mais de 24h, como vômito e febre acima de 38,5 graus, é preciso buscar ajuda médica.

     

    Tratamento:

    Repouso total;

    Hidratação (água fervida ou filtrada, chás, soros, sucos naturais);

    Alimentação leve (alimentos frescos e bem higienizados, evitando o consumo de carne malpassada, frituras e ultraprocessados);

    Soro caseiro - 1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal e 1 copo (200 ml) de água filtrada ou fervida.

     

    Dicas para prevenir a virose:

    Lavar as mãos com água e sabão frequentemente;

    Higienizar utensílios de cozinha antes de usar;

    Não consumir alimentos conservados de maneira inadequada;

    Higienizar frutas, verduras e legumes antes do consumo (utilizar uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água por 15 minutos);

    Cozinhar bem os alimentos;

    Beber bastante líquidos (água, sucos naturais e água de coco);

    Evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas;

    Manter as vacinas em dia.

     

    Sobre a São João

    A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR). Em 2023 atingiu a marca de mais de 1.100 filiais, dois centros de Distribuição (Passo Fundo/RS e Gravataí/RS) e mais de 20 mil colaboradores.

     

    Farmácias São João em um só click:

    Site: www.saojoaofarmacias.com.br        

    App: Farmácias São João 

    Blog de notícias: www.saojoaofarmacias.com.br/blog      

    Instagram: @farmaciassaojoao 

    Compartilhe

Copyright 2024 Farmácias São João. Todos os direitos reservados.