×
|   São João nas redes sociais:

Institucional

Institucional

REDE DE FARMÁCIAS SÃO JOÃO: COMPROMISSO DE SERVIR A SAÚDE

O espírito empreendedor de um garoto que, aos 14 anos de idade deu os primeiros passos no ramo farmacêutico, hoje tornou-se uma das maiores redes varejistas de medicamentos do país. Filho de agricultores, o mais velho de cinco irmãos, o empresário Pedro Henrique Kappaum Brair começou a trabalhar desde cedo, aos nove anos, auxiliando no sustento da família que residia na cidade de Santo Augusto, região Norte do Rio Grande do Sul.


Nesta época, vendia picolés e frutas nas ruas da cidade e, pouco depois, passou a comercializar vassouras de palha que ele mesmo produzia. Em 1973, aos 14 anos, mudou-se para a cidade de Iraí, onde foi trabalhar como atendente na farmácia dos tios. Foi seu primeiro trabalho como vendedor de medicamentos. Para prestar bom atendimento aos clientes, o menino ocupava o tempo vago lendo as bulas dos remédios, desenvolvendo sua principal missão de vida: a saúde das pessoas.


Em 1979 comprou, na cidade de Campo Novo/RS, a farmácia que era de propriedade de Anaurelino de Almeida, conhecido como Seu Nanau, ao qual Pedro ofereceu as economias como entrada na compra do imóvel. Seu Nanau buscou um sucessor com entusiasmo para auxiliar a população e zelar pelo legado da drogaria. Foi com a aquisição do estabelecimento que Pedro deu início a trajetória de sucesso da Rede de Farmácias São João e, este grande sonho do jovem empreendedor ajudou a construir a história de uma das maiores empresas do ramo farmacêutico do país.




FILOSOFIA DE VIDA

“Saúde é uma dádiva e servir é a melhor oportunidade que temos” é a filosofia de vida de Pedro e, por conseguinte, se estende ao seu empreendimento. Assim, logo que adquiriu seu primeiro estabelecimento, conquistou a população da cidade de Campo Novo e a curiosidade dos colegas de segmento, que buscavam o segredo do empreendedor. Além do bem servir, o trabalho árduo foi a outra ferramenta que impulsionou o sucesso da empresa que, depois de três anos de implementação, 1982, já buscava novos horizontes. Pedro decidiu retornar a Santo Augusto, vendeu a loja de Campo Novo ao principal concorrente e, na cidade natal, abriu as portas da nova loja, com o nome Drogafar, mantendo a mesma missão. Não diferente do primeiro estabelecimento, obteve sucesso. No primeiro ano, foi eleita a Empresa do Ano pela Associação Comercial de Santo Augusto.


Em 1996, a Drogafar alterou seu nome para Farmácias São João. Não por acaso, o rebatismo aconteceu em função da abertura da primeira filial, em Nova Prata, na Serra gaúcha. Como a cidade tinha um forte apelo católico, a empresa decidiu homenagear São João, o padroeiro local – coincidentemente, o mesmo do município de Santo Augusto. Além disso, João é o nome do pai de Pedro. Sob as bênçãos de São João, a rede ampliou suas operações e chegou a uma dezena de unidades até o início do ano 2000.




CONQUISTANDO OS PASSO-FUNDENSES

Em 1996, o empreendedor fez a opção pela abertura de novas lojas, tendo sido Nova Prata, na serra gaúcha, a primeira cidade escolhida. Esta definição tornou-se responsável pela alteração do nome da empresa para Farmácias São João, devido a uma feliz coincidência: o santo padroeiro de Nova Prata é o mesmo padroeiro de Santo Augusto: São João. João também era o nome do pai de Pedro, e o mês de abertura da nova loja era junho. Sob as bênçãos de São João, a rede ampliou suas operações e chegou a uma dezena de unidades até o início do ano 2000.


Passo Fundo foi a mola propulsora que impulsionou significativamente o desenvolvimento da Rede, que realizou um trabalho focado no crescimento sustentado, tornando-se referência no setor farmacêutico, por meio de um processo de expansão planejado no interior do Estado, litoral e capital, o que comprovou a força da empresa que está presente no maior número de cidades do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A Rede já concentra mais de 800 estabelecimentos que primam pelo bom atendimento aos clientes.




CONQUISTANDO OS PASSO-FUNDENSES

Em franco desenvolvimento, Passo Fundo, um polo de saúde e referência regional, capital do Planalto Médio, foi escolhida para receber a matriz da Rede, logo após a cidade receber a primeira farmácia. No local, a Farmácias São João encontrou um mercado mais exigente e competitivo. Para fazer frente, decidiu desenvolver uma estratégia diferenciada, que não interferisse no crescimento da Rede e pudesse acompanhar o mercado que oferecia preços baixos: apostar no público feminino. A partir desta ideia e, tendo em vista que as mulheres adquiriam medicamento para a família, a empresa passou a oferecer descontos significativos em anticoncepcionais. Desta forma, a redução no preço dos contraceptivos foi garantida com um aumento no volume de vendas dos demais produtos.


Passo Fundo foi a mola propulsora que impulsionou significativamente o desenvolvimento da Rede, que realizou um trabalho focado no crescimento sustentado, tornando-se referência no setor farmacêutico, por meio de um processo de expansão planejado no interior do Estado, litoral e capital, o que comprovou a força da empresa que está presente no maior número de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A Rede já concentra mais de 800 estabelecimentos que primam pelo bom atendimento aos clientes.




RECONHECIMENTO

Presente em cidades gaúchas, catarinenses e paranaenses, a Rede de Farmácias São João é a quarta maior rede varejistas de medicamentos do Brasil e a maior do Sul do país. Em 2020, pelo sexto ano consecutivo, a pesquisa Top of Mind, da Revista Amanhã confirmou a Farmácias São João como a marca mais lembrada do segmento em todo o estado do Rio Grande do Sul e, também, como uma das cinco maiores marcas do estado.



Alessandra Pasinato — Jornalista MTB 17.292




Linha do tempo São João

  1. 1979

    Início do sonho do jovem Pedro, que começa a trabalhar em uma farmácia.

  2. 1982

    Em Campo Novo, no interior do Rio Grande do Sul (RS), Pedro adquire sua primeira farmácia. Com espírito empreendedor e dedicação, conquista a simpatia da comunidade local e regional.

  3. 1985

    Pedro retorna à cidade de Santo Augusto e adquire a Drogafar, nome da farmácia na época.
    “Saúde é uma dádiva e servir é a melhor oportunidade que temos.”

  4. 1991

    A Drogafar é eleita e homenageada a Empresa do Ano, reconhecimento conquistado através do empenho e da dedicação constante.

  5. 1992

    Pedro começa a desenvolver trabalhos em prol da comunidade, realizando inúmeras ações sociais.

  6. 1993

    Pedro assume a presidência da Associação Comercial de Santo Augusto.

  7. 1996

    Em Nova Prata, surge a primeira filial. Troca do nome fantasia para Farmácias São João.

  8. 2000

    Com mais de 10 filiais e crescendo, a empresa estrategicamente se transfere para Passo Fundo, principal cidade do Norte gaúcho e uma referência regional como polo de saúde no Sul do país.

  9. 2005

    A empresa se posiciona como uma potência do setor farmacêutico. Conquista a preferência dos passo-fundenses e estende sua liderança para todas as cidades que fazem parte da Rede.

  10. 2006

    Início do processo de expansão, fortalecendo cada vez mais o compromisso da Rede nas relações de confiança e respeito entre clientes e farmácia.

  11. 2008

    Inauguradas novas lojas no interior, litoral e na Capital Porto Alegre, a Rede passa a abranger o maior número de município do RS e conta com presença marcante, também no estado de Santa Catarina (SC).
    Inauguração da marca RemEX Delivery, empresa com foco exclusivo no aviamento de receitas. É a única rede nacional a não permitir a intercambialidade de receitas médicas.
    Perfeita harmonia entre indústria, propagandista, médicos e pacientes.

  12. 2010

    Criação do Crédito Fácil São João. Construída com recursos próprios, oferece aos clientes benefícios, facilidade e comodidade na hora de realizar suas compras.
    Vence o Troféu Mérito Lojista, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Uma das mais importantes comendas do varejo gaúcho.
    Inauguração da sua terceira marca a Farmácias Melhor Preço, com foco em medicamentos genéricos, produtos nacionais e populares.

  13. 2011/2012

    Considerada a oitava maior rede varejista de medicamentos do país, presente em mais de 130 cidades do RS e SC.

  14. 2012

    16 mil metros quadrados de área construída, divididos em quatro Centros de Distribuição. Investimento em tecnologia da Informação, ferramenta que proporciona mais suporte e agilidade em todas as operações da Rede.
    Envolvimento e desenvolvimento de inúmeras ações sociais, colaborando com o crescimento das comunidades locais.

  15. 2013

    A marca São João é reposicionada. São abertas novas, modernas e confortáveis lojas e a rede é reconhecida como a maior, mais representativa e presente nas principais cidades do interior do Sul do país.
    Em maio, a Rede inaugura a filial de número 300. Possuindo a Brair Imóveis – empresa da Holding responsável pelo investimento e conservação do patrimônio histórico para adquirir e restaurar os imóveis históricos nas cidades.

  16. 2015

    Conquista, pela primeira vez, o prêmio Top Of Mind, da Revista Amanhã, quebrando a hegemonia do segmento com uma significativa diferença em relação ao segundo colocado.
    Início das obras de construção do novo e moderno Centro de Distribuição e Operações Administrativas, em uma área de 100 mil m², com mais de 40 mil m² de área construída e uma previsão de investimento de 100 milhões de reais.

  17. 2016

    É reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como a marca mais lembrada do segmento no Rio Grande do Sul.
    4 de julho – Inauguração da primeira loja no Estado do Paraná, em Curitiba, ampliando a sua atuação no Sul do país e marcando a abertura da 500ᵃ loja da Rede.
    Nesse mesmo ano, um acontecimento histórico para a Rede de Farmácias São João: a inauguração do Centro de Distribuição e Operações Administrativas.

  18. 2017

    Pelo terceiro ano consecutivo, a Rede de Farmácias São João, com muita honra, conquista o prêmio Top Of Mind.
    Inauguração da 600ᵃ loja, em Gravataí/RS

  19. 2018

    É a quarta maior rede varejista farmacêutica do Brasil, segundo Ranking da Abrafarma.
    Em São Leopoldo/RS é inaugurada a loja de número 700, mais um marco na história da rede.
    Pelo Quarto ano consecutivo é reconhecida como a marca mais lembrada no Rio Grande do Sul, pelo prêmio Top OF Mind 2018.
    É considerada uma das cinco maiores marcas do estado, pelo prêmio Top Of Mind 2018.
    A Rede de Farmácias São João recebe o prêmio da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil – ADVB/RS, TOP de Marketing na categoria Varejo, reconhecendo o sucesso das ações de marketing da empresa, sempre voltadas para o cliente.

  20. 2019

    É posicionada como a maior empresa emissora de nota fiscal eletrônica do estado do Rio Grande do Sul, segundo a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, emitindo 6 milhões de notas por mês.

  21. 2020

    Pelo sexto ano consecutivo, é considerada a marca mais lembrada do segmento, pela pesquisa Top Of Mind da Revista Amanhã.
    Investe mais de R$ 2 Milhões de Reais em projetos sociais, através das leis de incentivo estadual e federal.

Copyright 2022 Farmácias São João. Todos os direitos reservados.