×

Imprensa

Imprensa

    Janeiro Branco: um alerta para o cuidado com a Saúde Mental

    08/01/2024

    A população brasileira é considerada a mais ansiosa e a quinta mais depressiva, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número total de incapacidades nas Américas. Há uma década, o tema ganhou atenção especial de um movimento chamado “Janeiro Branco” e a partir de 2024, com a aprovação de uma lei, o Brasil terá a obrigatoriedade de mais campanhas nacionais de conscientização da população sobre a saúde mental, com foco especial na prevenção à dependência química e ao suicídio.

    O primeiro mês do ano foi escolhido para alertar sobre o tema, por ser um momento de reflexão sobre o ano que passou e de planejamento do ano que inicia. A proposta da cor branca representa a possibilidade de, simbolicamente, escrever uma nova história nas telas ou folhas em branco.

    Conforme a psicóloga Roberta Westphalen, esse é um momento de férias para muitas pessoas e uma oportunidade para equilibrar as funções mentais. “É importante começarmos o ano refletindo sobre como está a nossa saúde mental e emocional, afinal estar bem consigo mesmo e com os outros interfere diretamente na nossa qualidade de vida e na nossa produtividade. Quem cuida da mente cuida a vida”, alerta a psicóloga.

    Problemas como depressão ou ansiedade podem afetar a todos, sem distinção de faixa etária, e por motivos variados. Passar por uma crise de ansiedade é muito desafiador, por isso, o mais indicado é o tratamento com psicoterapia. A psicóloga recomenda alguns cuidados para controlar a ansiedade, como: respirar de forma lenta e profunda, ficar atento aos pensamentos e questioná-los sempre que necessário, além de distrair-se com alguma coisa até que passe o pico da ansiedade. Os sintomas da ansiedade podem ser tanto físicos (sudorese, coração acelerado, dores no corpo, insônia) quanto emocionais (pensamentos acelerados, angústia, nervosismo e medo constante).

    A depressão, considerada o mal do século 21, é uma doença silenciosa e se descoberta tardiamente pode ter resultados irreversíveis. A OMS aponta que nos próximos 20 anos a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que o câncer e as doenças cardíacas.

    “Os gatilhos da depressão são variados e podem surgir a partir de diversas situações como: experiências traumáticas, eventos estressantes, desequilíbrios químicos e fatores genéticos. É importante destacar que a depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa e, por isso, precisa de acompanhamento adequado”, enfatiza Roberta.

    Os principais sintomas da doença são: tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa autoestima, entre outros. Considerada uma epidemia silenciosa, o tratamento para a depressão inclui acompanhamento psicológico e psiquiátrico e, quando bem executado, apresenta um ótimo resultado.

     

    O primeiro passo em busca de ajuda

    Ter saúde significa um equilíbrio completo entre físico e mental. E quando algum sinal alerta para algo que não está bem, pelo fácil acesso, as farmácias podem ser o primeiro passo para buscar a orientação de um profissional de saúde direcionando a melhor alternativa de tratamento.

    “O farmacêutico é o profissional de saúde que está sempre disponível à população e tem papel importante na triagem de sinais e sintomas característicos de problemas de saúde mental. Além disso, pode contribuir com a rotina de cuidados com a alimentação, com o sono, exercícios físicos, monitoramento de vitaminas, visto que o desequilíbrio disso pode contribuir para agravamento dos problemas de saúde mental. Ressaltamos ainda a importância do farmacêutico no acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes que já fazem tratamento para essas doenças”, afirmou a farmacêutica, gerente de Suporte Técnico Farmacêutico da Rede de Farmácias São João, Nicole de Lima.

    Ainda conforme a farmacêutica, é preciso atenção para algumas carências nutricionais que também podem desencadear ou agravar os problemas de saúde mental. “Desequilíbrios hormonais e alterações na tireoide também podem ser responsáveis por sintomas típicos relacionados à depressão e ansiedade, por isso a necessidade de manter em dia os exames de rotina, muitos deles, também disponíveis nas farmácias”, acrescenta.

    Criação da campanha Janeiro Branco

    Criada pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão, a campanha Janeiro Branco acontece desde 2014 para estimular a sociedade a debater a importância da saúde mental nas relações humanas. 

    A iniciativa, que busca promover um recomeço para as pessoas com problemas de saúde mental, tem como finalidade promover a cultura da saúde mental por meio de campanhas, palestras, oficinas, workshops, entrevistas para a mídia, lives e rodas de conversa em ruas, praças, igrejas, empresas, hospitais, etc.

     

    Sobre a São João

    A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR). Em 2023 atingiu a marca de mais de 1.100 filiais, dois centros de Distribuição (Passo Fundo/RS e Gravataí/RS) e mais de 20 mil colaboradores.

     

    Farmácias São João em um só click:

    Site: www.saojoaofarmacias.com.br      

    App: Farmácias São João 

    Blog de notícias: www.saojoaofarmacias.com.br/blog     

    Instagram: @farmaciassaojoao  

    Compartilhe

Copyright 2024 Farmácias São João. Todos os direitos reservados.