×
|   São João nas redes sociais:

Imprensa

Imprensa

    Vacina da gripe tetravalente já está disponível na Rede de Farmácias São João

    10/03/2022

    A imunização contra a cepa H3N2, novo vírus influenza em circulação no país, está incluída nesta vacina


    A aplicação da vacina tetravalente contra a gripe já está sendo feita pela Rede de Farmácias São João. A composição da vacina contra influenza muda anualmente, já que o vírus sofre mutações. Portanto, as cepas da vacina são escolhidas seis meses antes de quando as vacinas serão entregues. A imunização deste ano é para gripe H1N1, cepa H3N2 Darwin, influenza tipo B1 e influenza tipo B2.

    “Diferente da vacina trivalente, oferecida pelo SUS, que protege contra três tipos de vírus que causam gripe, a tetravalente (ou também chamada de Quadrivalente) protege contra quatro tipos de vírus, sendo os três que estão contidos na vacina trivalente e mais uma cepa do subtipo B”, explica o gerente de Serviços Farmacêuticos da São João, Roberto Canquerini.

    Neste ano a vacina contempla também a variante H3N2 Darwin, já que desde o fim do ano passado o Brasil vive um surto de influenza. Em algumas cidades, já se fala em epidemia devido ao número de casos e mortes por complicações da doença.

    “Ao nos vacinarmos, diminuímos muito a chance de sermos contaminados pelo vírus influenza, porque a vacina ensina ao nosso sistema imune como reconhecer o vírus e a ter uma resposta de defesa mais eficiente contra ele. Além disso, aquelas pessoas que se vacinaram e ainda assim se contaminaram com o vírus, têm uma chance muito menor de sofrer complicações da infecção, de serem internadas por isso, e de evoluírem para óbito” pontua o médico do Núcleo de Inovação em Serviços de Saúde da Rede de Farmácias São João, Dr. Jefferson Cunha.

    A vacina contra a gripe é aplicada na São João por farmacêuticos habilitados, nas salas de vacinas que são espaços seguros e modernos dentro das farmácias, seguindo todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19. Desde 2017, as farmácias possuem permissão no Brasil para aplicação de vacinas e seguem uma série de critérios estabelecidos pela legislação sanitária para que as filiais sejam certificadas e autorizadas para a prestação desse serviço.


    Recomendação da vacina:  

    A vacina da gripe é recomendada para todas as pessoas, especialmente adultos e idosos, sem limite de idade, gestantes e crianças a partir de 6 meses. A imunização poderá ser feita simultaneamente com a vacina da Covid-19, sem necessidade de intervalo de tempo entre uma e outra.

    O único cuidado é para quem testou positivo para Covid-19 ou está com sintomas característicos. Nestes casos é necessário aguardar o completo restabelecimento da saúde e no mínimo quatro semanas (30 dias) após o início dos sintomas ou do primeiro resultado positivo para poder aplicar qualquer vacina.

     

    Agendamento para aplicação da vacina:

    Sempre pensando no bem-estar dos clientes, o atendimento nas farmácias da Rede está sendo feito por meio de agendamento, para evitar filas e aglomerações, oferecer a facilidade do horário estendido e estacionamento próprio, na maioria das lojas.

    O agendamento para a aplicação da vacina pode ser feito pelo site saojoaosaude.com.br. É preciso conferir no site a filial mais próxima com sala de serviços farmacêuticos e horário disponível.

     

    Compartilhe

Copyright 2022 Farmácias São João. Todos os direitos reservados.