×

Imprensa

Imprensa

    Com foco na prevenção e combate ao tabagismo, mais de 300 pessoas são atendidas durante Trilha da Saúde da Rede de Farmácias São João

    07/06/2022

    Organizada com apoio da farmacêutica Boehringer Ingelheim, ação ofereceu diversos serviços gratuitos para a população.


    Um mês de alerta para a principal causa de morte evitável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Lembrado anualmente em 31 de maio, o Dia Mundial de Combate ao Fumo busca reduzir as estatísticas de cerca de oito milhões de mortes por ano no mundo e 161 mil apenas no Brasil.


    Um evento, relacionado a data, ofereceu uma série de atrações e serviços gratuitos com foco na prevenção e combate ao tabagismo. Mais de 300 pessoas foram atendidas durante a Trilha da Saúde, promovida pela Rede de Farmácias São João com apoio da companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim, em Porto Alegre/RS, no domingo 15 de maio.


    Em um lounge, montado no Parque da Redenção, foram oferecidos gratuitamente exames de colesterol, triglicerídeos, pressão arterial, avaliação do risco de desenvolver doenças cardiovasculares e avaliação da função pulmonar.


    “A estrutura montada no coração da cidade chamou atenção para quem passeava no domingo. A ação contou com mais de 50 colaboradores das empresas organizadoras e a parceria com o time +Resp da Boehringer foi fundamental para o sucesso do evento. Temos certeza que futuras ações como essa virão nos próximos meses e quem ganha é a população”, pontuou o gerente de Serviços Farmacêuticos da São João, Roberto Canquerini.


    “Nessa rotina corrida acabamos deixando de lado os exames de rotina por falta de tempo. Achei uma ótima oportunidade este evento da São João e vim aqui ver como está minha saúde”, contou Evandro Rizardo, militar da reserva.


    Em Porto Alegre, 14,4% da população da cidade afirma ter o hábito de fumar. A capital gaúcha lidera o ranking das capitais brasileiras com maior número de fumantes no país, de acordo com o Ministério da Saúde.


    Um dos destaques do evento foi o exame de espirometria realizado numa cabine de biossegurança “A cabine promove isolamento e a filtragem microbiológica do ar exalado protegendo técnicos, médicos, demais pacientes e profissionais de saúde da contaminação por vírus ( por exemplo: COVID-19, gripe, resfriado, sarampo), bactérias ( da tuberculose, da pneumonia, etc) e outros agentes que causam doenças respiratórias”, explica o especialista em Pneumologia e Tisiologia, Dr. Marcelo Gervilla Gregório, um dos responsáveis pelo projeto, em parceria com a Boehringer Ingelheim.


    Esta inovação 100% brasileira chega como uma alternativa viável mesmo na pandemia de covid-19 permitindo reduzir a fila de pessoas já cadastradas no Sistema Único de Saúde elegíveis para a realização da espirometria e auxiliar no diagnóstico e na avaliação de eventuais sequelas pulmonares pós-covid 19.


    Além dos serviços de triagem clínica e atendimento médico, a Trilha da Saúde ofereceu aula de yoga gratuita, espaço kids e espaço pet. O evento também contou com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, Hospital Mãe de Deus, Hospital São Lucas e Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul.

     

    O tabagismo e as doenças


    O uso do cigarro e derivados do tabaco é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças respiratórias, acidentes cerebrovasculares, ataques cardíacos, e diferentes tipos de cânceres. Além disso, estudos científicos publicados este ano mostram que os fumantes têm maior risco de desenvolver doença grave e morte por covid-19 do que não-fumantes, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) - tosse crônica, expectoração, falta de ar e asma. Ainda, aumenta o risco de Doenças pulmonares intersticiais, de Acidente Vascular Cerebral e aumento de casos de diabetes e câncer.


    Risco para fumantes passivos e bichos de estimação


    Todas as doenças causadas pelo consumo de tabaco também podem comprometer os fumantes passivos e aumentar em cerca de 30% o risco de morte por câncer de pulmão, infarto do miocárdio ou derrame cerebral.


    As crianças fumantes passivas apresentam uma grande chance de contrair problemas respiratórios (bronquite, pneumonia, bronquiolite) em relação àquelas cujos familiares não fumam. O tabagismo afeta pessoas que estão próximas com aumento de 30% de possibilidades de morte por câncer de pulmão e infarto. Atingidos também são os bichos de estimação.


    “Cães com doenças respiratórias podem ter seus sintomas agravados pela inalação da fumaça de cigarros e ainda apresentar alterações pulmonares muito semelhantes àquelas encontradas nos seres humanos fumantes. Os cães de focinho longo tendem a acumular mais partículas na narina, o que aumenta o risco de câncer nasal. Já os gatos, devido ao hábito de lamberem-se para higienização, estão ainda mais expostos às partículas nocivas do cigarro”, explica a médica-veterinária e gerente técnica da Boehringer Ingelheim Karin Botteon.

     

    Parar de fumar


    Os benefícios de parar de fumar são praticamente imediatos, já que o ritmo cardíaco e a pressão arterial baixam em apenas 20 minutos. Em cinco anos, o risco de ter um acidente vascular cerebral é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a chance de ter câncer de pulmão cai para cerca de metade em relação a um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas também diminui.


    "Quando a população cria consciência sobre as causas e conhece os sintomas, a jornada do paciente até o tratamento pode ser reduzida, proporcionando ganhos significativos no controle das doenças e na qualidade de vida”, afirma a Dr. Daniela Blanco, da Sociedade de Pneumologia do Rio Grande Do Sul.

     

    Sobre a Boehringer Ingelheim


    A Boehringer Ingelheim está entre as 20 principais farmacêuticas do mundo e é a maior de capital fechado, com cerca de 52 mil funcionários que atuam em mais de 130 mercados em três áreas de negócios: Saúde Humana, Saúde Animal e fabricação de biofármacos. Sua atuação é direcionada para terapias inovadoras que transformam vidas, hoje e para as próximas gerações. Como uma empresa biofarmacêutica líder em pesquisa, a Boehringer Ingelheim cria valor por meio da inovação em áreas com altas necessidades médicas não atendidas. Em 2021, obteve vendas líquidas de 20,6 bilhões de euros e investiu 4,1 bilhões de euros em Pesquisa e Desenvolvimento, aproximadamente 20% das vendas líquidas. No Brasil desde 1953, a companhia atua em todo o território nacional e está instalada no estado de São Paulo, com escritório na capital e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. Pelo sexto ano consecutivo, a empresa foi reconhecida pela certificação Top Employers, que elege as melhores empregadoras do mundo por suas iniciativas de recursos humanos.


    Sobre a Rede São João


    A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR).  Atualmente são mais de 900 lojas, cerca de 15 mil colaboradores e o compromisso “Cuidar da sua saúde é nossa missão”.


    A São João é uma das cinco maiores marcas do RS, através do reconhecimento com o Prêmio Top Of Mind 2021, pesquisa pioneira feita pela Revista Amanhã. Já na Pesquisa que revela as farmácias preferidas dos brasileiros por Valor Percebido e Força de Marca, da CVA Solutions Varejo Drogarias 2021, a São João conquistou o segundo lugar no ranking nacional. E ainda, com uma governança corporativa cada vez mais sólida, a Rede apareceu pela primeira vez no maior ranking regional de empresas do Brasil, as 500 Maiores do Sul, lançado pelo Grupo AMANHÃ e PwC Brasil.


    O atendimento ao cliente conta ainda com um aplicativo, o maior em número de lojas integradas na região Sul do Brasil, para oferecer mais comodidade ao cliente através do uso do celular. No APP da São João, além de todos os produtos disponíveis na Rede, tem opção de compre e retire na loja, opção de receber em casa, ofertas exclusivas e como encontrar a filial mais próxima. 


    Referências: 


    https://www.inca.gov.br/tabagismo/criancas-adolescentes-jovens#:~:text=O%20tabagismo%20%C3%A9%20hoje... Acesso em 16 de maio de 2022.

    https://www.inca.gov.br/tabagismo#:~:text=No%20Brasil%2C%20443%20pessoas%20morrem,mortes%20anuais%20... Acesso em 26 de abril de 2022.

    https://doi.org/10.1164/ajrcc mconference.2021.203.1_Mee tingAbstracts.A4476 Acessado em: 19 de outubro de 2021.

    https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-sem-tabaco-2021 Acesso em 16 de maio de 2022.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/vigitel_brasil_2019_vigilancia_fatores_risco.pdf Acesso em 16 de maio de 2022.

    https://www.inca.gov.br/en/node/1726#:~:text=O%20tabagismo%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a,pulmonar%2C%...  Acesso em 26 de abril de 2022.

    https://www.who.int/news-room/q-a-detail/what-is-chronic-obstructive-pulmonary-disease-(copd) 

    https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/tobacco. Acesso em 26 de abril de 2022.

    DATASUS, banco de dados do Sistema Único de Saúde, Ministério da Saúde, do Brasil, 2013.

    Cottin V, Hirani NA, Hotchkin DL, et al. Presentation, diagnosis and clinical course of the spectrum of progressive fibrosing interstitial lung diseases. Eur Respir Rev 2018; 27: 180076 [https://doi. org/10.1183/16000617.0076 -2018] .

    INCA. Tabaco e doenças cardiovasculares. Disponível em: Dia Mundial sem Tabaco - 2018 | INCA - Instituto Nacional de Câncer. Acesso em: 02 de maio de 2022.

    https://www.inca.gov.br/tabagismo#:~:text=O%20tabagismo%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a,oral%20(boca)%3... Acesso em 16 de maio de 2022.


    Compartilhe

Galeria de Fotos

Copyright 2024 Farmácias São João. Todos os direitos reservados.