×

Imprensa

Imprensa

    Julho Amarelo: a vacina como principal ferramenta de prevenção das hepatites virais

    28/07/2022

    Um grave problema de saúde no Brasil e no mundo, as hepatites, podem ser evitadas nas suas formas mais transmissíveis. Segundo informação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) na Região das Américas, há 10 mil novas infecções por hepatite B a cada ano, e 23 mil mortes.  O impacto dessas infecções acarreta aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites. A campanha Julho Amarelo e a data de 28 de Julho, instituída como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, tem como objetivo conscientizar sobre essa doença que acomete o fígado.

     

    “O tratamento das hepatites inclui medicamentos para alivio de sintomas como antieméticos e analgésicos, além de soluções de hidratação e antivirais. Assim como outras doenças, o tratamento se torna mais eficaz quando o diagnóstico é feito precocemente. Cada tipo de hepatite demanda um tratamento específico, porém, nem todas tem cura, sendo nestes casos a vacina a única forma de prevenção”, esclarece o médico do Núcleo de Inovação em Serviços de Saúde da Rede de Farmácias São João, Dr. Jefferson Cunha.


    Caracterizada pela inflamação do fígado, a hepatite pode ser ocasionada por uma variedade de vírus infecciosos e, também, agentes não infecciosos. As formas mais comuns são provocadas pelos vírus tipos A, B, C, D ou E, que possuem diferenças significativas no modo de transmissão, prevenção e gravidade clínica.


    A transmissão da doença pode acontecer por contágio fecal-oral, água e alimentos contaminados, situação recorrente em regiões onde há precariedade no saneamento básico (vírus A e E); contato sanguíneo, durante sexo desprotegido ou contato com objetos que cortam e furam (vírus B, C e D); e também transmissão vertical, que acontece de mãe para filho durante a gravidez, no parto ou na amamentação (vírus B, C e D).


    As hepatites, são detectada em exames de sangue ou testes rápidos. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar com sintomas como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.


    “As hepatites são silenciosas, não apresentam sintomas na maioria dos casos e isso dificulta o diagnóstico. A melhor forma de prevenção é por meio da vacina que pode ser feita em crianças, adolescentes e adultos”, explica o médico.


    No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Sendo que a hepatite A e B podem ser evitadas através da vacinação e a hepatite C, apesar de não ter vacina que confira proteção, há medicamentos que permitem sua cura.

     

    Vacinas contra hepatite disponíveis na São João


    A Rede de Farmácias São João conta com consultórios farmacêuticos em mais de 800 filiais, espaços dentro das farmácias dedicados para realização de serviços clínicos que possuem infraestrutura adequada atendendo todos os requisitos sanitários estabelecidos pela ANVISA. Cerca de 2.600 farmacêuticos da Rede estão capacitados para a prestação dos serviços, bem como, para fornecer orientações e esclarecer dúvidas dos pacientes referente a triagem desta doença e as vacinas disponíveis contra hepatite. Três opções de vacinas contra hepatite estão disponíveis na Rede:


    Hepatite A – indicada para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Previne contra o vírus da hepatite A e pode ser feita a partir de 1 ano de idade. Esquema vacinal: bebês a partir de 12 meses, crianças, adolescentes, adultos, idosos, inclusive gestantes: 2 doses com intervalo de seis meses.


    Hepatite B – indicada para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos. Previne contra o vírus da hepatite B e a orientação é que seja feita a primeira dose nas 12 primeiras horas de vida. Esquema vacinal: Primovacinação – 4 doses: 1 dose ao nascimento e 3 doses posteriores, aos 2, 4 e 6 meses de vida. Para crianças mais velhas, adolescentes, adultos, idosos e gestantes não vacinados no primeiro ano de vida: 3 doses, com intervalo de um ou dois meses entre a primeira e a segunda dose, e intervalo de seis meses entre a primeira e a terceira dose.


    Hepatite A + B – indicada para adolescentes e adultos. Pode ser feita a partir de 1 ano de idade em substituição às vacinas separadas de hepatite A e hepatite B. Esquema vacinal: Para crianças e adolescentes entre 1 e 16 anos de idade: 2 doses com intervalo de seis meses. Para adolescentes a partir dos 16 anos, adultos e idosos: 3 doses, sendo a segunda aplicada um mês após a primeira dose, e a terceira aplicada seis meses após a primeira dose.


    Para conferir a farmácia mais próxima com os serviços de vacinação, basta acessar: saojoaosaude.com.br

     

    Sobre a Rede São João

     

    A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR).  Atualmente são mais de 900 lojas, cerca de 15 mil colaboradores e o compromisso: “Cuidar da sua saúde é nossa missão”.


    O atendimento conta com um aplicativo, o maior em número de lojas integradas na região Sul do Brasil, para oferecer mais comodidade ao cliente através do uso do celular. No APP da São João, além de todos os produtos disponíveis na Rede, tem as opções de compre e retire na loja, receba em casa, ofertas exclusivas e como encontrar a filial mais próxima.

    Compartilhe

Copyright 2024 Farmácias São João. Todos os direitos reservados.