×

Imprensa

Imprensa

    Porto Alegre recebe Trilha da Saúde com diversos serviços gratuitos para a população

    11/05/2022

    Organizado pela rede de farmácias São João com apoio da farmacêutica Boehringer Ingelheim, evento tem como tema o combate ao tabagismo.


    Porto Alegre, maio de 2022 – A cidade de Porto Alegre recebe no dia 15 de maio o evento Trilha da Saúde que contará com uma série de atrações e serviços gratuitos com foco na prevenção e combate ao tabagismo. A ação será realizada na Praça da Redenção, onde está localizado o monumento ao expedicionário, entre 9h e 17h, e é promovida pela Rede São João com apoio da companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim. O evento está relacionado ao Dia Mundial de Combate ao Fumo, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e lembrado anualmente em 31 de maio.

     

    Em um lounge para triagem clínica e atendimento médico, serão oferecidos gratuitamente exames de colesterol, triglicerídeos, pressão arterial, avaliação do risco de desenvolver doenças cardiovasculares e avaliação da função pulmonar. E você vai contar também com aula de yoga gratuita, espaço kids e um espaço pet com brindes para seu cão.


    Além disso, os fumantes poderão fazer a avaliação do hábito de fumar e da dependência nicotínica, assim como realizar o exame de espirometria que auxilia no diagnóstico de doenças pulmonares. O exame será realizado na cabine de biossegurança projetada pela Boehringer Ingelheim. Equipada com tecnologia de alta performance com dois filtros (HEPA e ULPA) que permitem eliminar 99,9% de vírus e bactérias, a cabine purifica todo o ar que entra e sai em apenas um minuto, oferecendo proteção contra a contaminação por vírus e bactérias para pacientes e técnicos durante a realização do exame [i].


    O evento também terá um espaço pet friendly com água, sacos ecológicos para coleta de fezes e estímulo à adoção de animais. Segundo a médica-veterinária e gerente técnica da Boehringer Ingelheim Karin Botteon, o tabagismo também pode afetar a saúde dos bichos de estimação que se tornam “fumantes passivos” quando inspiram a fumaça exalada ou entram em contato com resíduos do tabaco que ficam sobre a pele, mobílias ou pelos. “Cães com doenças respiratórias podem ter seus sintomas agravados pela inalação da fumaça de cigarros e ainda apresentar alterações pulmonares muito semelhantes àquelas encontradas nos seres humanos fumantes. Os cães de focinho longo tendem a acumular mais partículas na narina, o que aumenta o risco de câncer nasal. Já os cães de focinho curto não filtram tanto essas partículas que chegam mais facilmente aos pulmões, assim é maior o risco de câncer no órgão”, afirma Karin. [ii]

     

    Os gatos, devido ao hábito de lamberem-se para higienização, estão ainda mais expostos às partículas nocivas do cigarro. “Estudos demonstram que gatos que convivem com fumantes têm de duas a quatro vezes mais chance de desenvolver carcinoma de células escamosas na cavidade oral, um tipo extremamente agressivo de câncer”, complementa Karin.

     

    O tabagismo e as doenças

    O tabagismo é uma das maiores ameaças à saúde da população, matando cerca de oito milhões de pessoas por ano no mundo e 161 mil pessoas apenas no Brasil[iii]. O uso do cigarro e derivados do tabaco é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças respiratórias, acidentes cerebrovasculares, ataques cardíacos, e diferentes tipos de cânceres[iv]. De acordo com a OMS, as chances de um usuário de tabaco parar de fumar aumentam quando há um bom suporte profissional acompanhado de medicamentos[v].


    A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma das enfermidades respiratórias desencadeadas pelo tabagismo. Trata-se de uma condição progressiva e crônica que limita o fluxo de ar nos pulmões e afeta a qualidade de vida. É caracterizada pela tosse crônica, expectoração e falta de ar o que, muitas vezes, impede a realização de atividades básicas do dia a dia e atinge cerca de 40 mil brasileiros todos os anos[vi].


    Já a asma, que atinge mais de 20 milhões de pessoas no Brasil e é usualmente caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas[vii], pode ser agravada pelo hábito de fumar. A doença pode causar sérios impactos na vida do paciente, como insônia, fadiga, diminuição do nível de atividade e faltas na escola e no trabalho.


    As doenças pulmonares intersticiais, que abrangem mais de 200 distúrbios e podem levar à cicatrização irreversível do tecido do pulmão (fibrose), afetando negativamente a função do órgão e a capacidade respiratória[viii], também são agravadas pelo tabaco.


    O tabagismo também é um fator de risco grave para pessoas com doenças cardiovasculares, renais e metabólicas. O uso do cigarro e seus derivados aumenta o risco de derrame (AVC), aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca, induz a resistência à insulina e ao diabetes e produz inflamação que pode ocasionar trombose[ix].

    Segundo a Dr. Daniela Blanco, da Sociedade de Pneumologia do Rio Grande Do Sul, a conscientização sobre as doenças ocasionadas ou agravadas pelo tabagismo é fundamental para que médicos e pacientes possam tratar as condições de maneira efetiva. "Quando a população cria consciência sobre as causas e conhece os sintomas, a jornada do paciente até o tratamento pode ser reduzida, proporcionando ganhos significativos no controle das doenças e na qualidade de vida”, afirma.

     

    Evento – Trilha da saúde


    Os interessados em participar devem ir ao local na data e horário mencionados abaixo.

     

    Data: 15/05/2022

    Horário: 9h às 17h

    Local: Parque da Redenção – Monumento ao expedicionário - Av. João Pessoa, s/n – Cidade Baixa, Porto Alegre – RS, 90010-150

     

    Sobre a Boehringer Ingelheim


    A Boehringer Ingelheim está entre as 20 principais farmacêuticas do mundo e é a maior de capital fechado, com cerca de 52 mil funcionários que atuam em mais de 130 mercados em três áreas de negócios: Saúde Humana, Saúde Animal e fabricação de biofármacos. Sua atuação é direcionada para terapias inovadoras que transformam vidas, hoje e para as próximas gerações. Como uma empresa biofarmacêutica líder em pesquisa, a Boehringer Ingelheim cria valor por meio da inovação em áreas com altas necessidades médicas não atendidas. Em 2021, obteve vendas líquidas de 20,6 bilhões de euros e investiu 4,1 bilhões de euros em Pesquisa e Desenvolvimento, aproximadamente 20% das vendas líquidas. No Brasil desde 1953, a companhia atua em todo o território nacional e está instalada no estado de São Paulo, com escritório na capital e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. Pelo sexto ano consecutivo, a empresa foi reconhecida pela certificação Top Employers, que elege as melhores empregadoras do mundo por suas iniciativas de recursos humanos.

     

    Sobre a Rede São João

     

    A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR).  Atualmente são mais de 900 lojas, cerca de 15 mil colaboradores e o compromisso “Cuidar da sua saúde é nossa missão”.


    A São João é uma das cinco maiores marcas do RS, através do reconhecimento com o Prêmio Top Of Mind 2021, pesquisa pioneira feita pela Revista Amanhã. Já na Pesquisa que revela as farmácias preferidas dos brasileiros por Valor Percebido e Força de Marca, da CVA Solutions Varejo Drogarias 2021, a São João conquistou o segundo lugar no ranking nacional. E ainda, com uma governança corporativa cada vez mais sólida, a Rede apareceu pela primeira vez no maior ranking regional de empresas do Brasil, as 500 Maiores do Sul, lançado pelo Grupo AMANHÃ e PwC Brasil.


    O atendimento ao cliente conta ainda com um aplicativo, o maior em número de lojas integradas na região Sul do Brasil, para oferecer mais comodidade ao cliente através do uso do celular. No APP da São João, além de todos os produtos disponíveis na Rede, tem opção de compre e retire na loja, opção de receber em casa, ofertas exclusivas e como encontrar a filial mais próxima. 

    Compartilhe

Copyright 2024 Farmácias São João. Todos os direitos reservados.