×

Imprensa

Imprensa

    Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos: a importância da orientação pelo farmacêutico

    05/05/2022

    Rede de Farmácias São João tem mais de 2.600 farmacêuticos à disposição da população


    Medicamentos apropriados à condição clínica do paciente, em doses adequadas, pelo período correto e ao menor custo possível. Essa é a definição de Uso Racional de Medicamentos, conforme a Organização Mundial de Saúde - OMS. No Brasil, foi instituído o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, na data de 05 de maio, para anualmente reforçar os cuidados sobre os riscos do uso inadequado e do descarte incorreto de medicamentos.


    Todo medicamento deve ser usado apenas quando necessário e com orientação de um profissional da saúde, o médico ou o farmacêutico. Na Rede de Farmácias São João, mais de 2.600 farmacêuticos estão à disposição da população. O fácil acesso devido ao número de filiais, horários diferenciados e orientação técnica de qualidade, beneficiam o uso racional de medicamentos.


    O gerente de Serviços de Saúde na Rede de Farmácias São João, Roberto Canquerini, explica que a principal preocupação é o uso inadequado de medicamentos sem orientação profissional, que pode mascarar doenças, provocar intoxicação e, em situações mais graves, levar à óbito.


    “Nos serviços prestados pelos farmacêuticos na São João temos um procedimento que permite o registro e a consulta do histórico dos medicamentos utilizados pelo paciente atendido, o que facilita o processo de atenção farmacêutica e análise das possíveis interações medicamentosas de forma segura e personalizada”, esclarece.


    A consulta farmacêutica acontece nos mais de 800 consultórios farmacêuticos existentes nas filiais da rede, espaços reservados que garantem privacidade e conforto no atendimento.

     

    Riscos do uso incorreto:  

     

    - Riscos à saúde: intoxicação, piora da doença, mascaramento dos sintomas, reações alérgicas, dependência e morte.

    - Riscos ambientais: medicamentos descartados de maneira incorreta são considerados poluentes, ou seja, mesmo em quantidades muito pequenas podem causar danos como degradar solo, contaminar águas e outros serves vivos. Todas as lojas da Rede de Farmácias São João possuem ponto de recebimento de medicamentos vencidos ou em desuso, para o descarte adequado.

     

    Dicas para o uso racional:                                                                            

    • Manter o medicamento em local adequado (arejado e longe de umidade);

    • Obedecer a dose recomendada (o que serve para outra pessoa não significa que será bom para você);

    • Obedecer aos horários recomendados (use ajuda do despertador);

    • Tomar com água;

    • Evitar bebidas alcoólicas se estiver fazendo uso de medicamentos;

    • Medicamento deve ser adquirido em farmácias ou unidade de saúde;

    • Não abrir cápsulas e nem dissolver o conteúdo em água ou outro líquido sem orientação prévia.

     

    Pergunte ao Farmacêutico

    • Se o medicamento deve ser tomado em jejum, antes ou após as refeições;

    • Quais as possíveis interações do medicamento com outros remédios e alimentos que já faz uso;

    • Quais as possíveis reações adversas do medicamento;

    • Sobre mascaramento dos sintomas;

    • Reações alérgicas;

    • Como armazenar e descartar os medicamentos corretamente;

    • Riscos de dependência e danos à saúde.

     

    Sobre a São João 

    A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR).  Atualmente são mais de 900 lojas, cerca de 15 mil colaboradores e o compromisso “Cuidar da sua saúde é nossa missão”.

    O atendimento ao cliente conta ainda com um aplicativo, o maior em número de lojas integradas na região Sul do Brasil, para oferecer mais comodidade ao cliente através do uso do celular. No APP da São João, além de todos os produtos disponíveis na Rede, tem opção de compre e retire na loja, opção de receber em casa, ofertas exclusivas e como encontrar a filial mais próxima. 

    Compartilhe

Copyright 2024 Farmácias São João. Todos os direitos reservados.