×

Imprensa

Imprensa

    Vacina da gripe e a proteção para diferentes doenças respiratórias

    30/11/-0001

    Rede de Farmácias São João oferece o serviço de vacinação contra a gripe em mais de 100 filiais

     

    Se já era importante vacinar antes da pandemia de covid- 19, agora ficou ainda mais relevante. A afirmação é do médico do Núcleo de Inovação em Serviços de Saúde da Rede de Farmácias São João, Dr. Jefferson Cunha.

    “Diversas pesquisas já mostram que a vacina contra a influenza estimula o sistema imune e, potencialmente, reduz o risco e a gravidade da covid-19. Um estudo brasileiro, realizado pela USP, também mostrou que a vacina contra influenza diminuiu a taxa de óbitos de pacientes hospitalizados com covid-19”, explica.

    Mesmo com a vacinação contra covid-19, o médico alerta para que a atenção ao risco de influenza não seja deixada de lado. O imunizante diminui sintomas que podem ser confundidos com os do novo coronavírus, reduzindo idas aos hospitais e a exposição ao vírus. Um estudo holandês concluiu que a vacina da gripe reforça a primeira linha de defesa do sistema imunológico ? conhecida como imunidade inata, e que inclui células capazes de identificar e de matar aquelas que já tenham sido infectadas.

    “Uma vacina complementa a outra já que os efeitos incluem a estimulação geral das defesas do nosso organismo e uma possível proteção cruzada, que seria a indução de uma resposta de defesa contra outros vírus ou bactérias que não compõem a vacina. Sendo assim, a vacina da gripe contribui para a proteção de diferentes doenças respiratórias também”, destaca.

    A chegada do outono indica que é hora de se proteger contra a gripe, já que a partir da vacinação, o corpo precisa de algumas semanas, cerca de duas ou três, para produzir os anticorpos contra o vírus da influenza. 

    A composição da vacina contra a gripe muda anualmente, já que o vírus sofre mutações. Portanto, as cepas são escolhidas seis meses antes de quando os imunizantes serão entregues. Na Rede de Farmácias São João a aplicação da vacina tetravalente já está disponível.

    “Diferente da vacina trivalente, oferecida pelo SUS, que protege contra três tipos de vírus que causam gripe, a tetravalente (ou também chamada de Quadrivalente) protege contra quatro tipos de vírus, sendo os três que estão contidos na vacina trivalente e mais uma cepa do subtipo B”, pontua o gerente de Serviços Farmacêuticos da São João, Roberto Canquerini.

     

    Vacina disponível para todas as idades:

     

    A vacina da gripe é recomendada para todas as pessoas, especialmente adultos e idosos, sem limite de idade, gestantes e crianças a partir de 6 meses.

    Na São João, a vacina é aplicada por farmacêuticos habilitados, nos consultórios de serviços de saúde, espaços seguros e modernos dentro das farmácias. Desde 2017, as farmácias possuem permissão no Brasil para aplicação de vacinas e seguem uma série de critérios estabelecidos pela legislação sanitária para que as filiais sejam certificadas e autorizadas para a prestação desse serviço.

     

    Pode ser feita simultaneamente com a vacina de covid-19:

     

    A imunização poderá ser feita com a vacina da covid-19, sem necessidade de intervalo de tempo entre uma e outra.

    O único cuidado é para quem testou positivo para covid-19 ou está com sintomas característicos. Nestes casos é necessário aguardar o completo restabelecimento da saúde e no mínimo quatro semanas (30 dias) após o início dos sintomas ou do primeiro resultado positivo para poder aplicar qualquer vacina.

     

    Aplicação da vacina pode ser agendada na São João:

     

    Sempre pensando no bem-estar dos clientes, o atendimento nas farmácias da Rede pode ser feito através de agendamento, para evitar filas, aglomerações, oferecer a facilidade do horário estendido e estacionamento próprio, na maioria das lojas.

    O agendamento para a aplicação da vacina pode ser feito pelo site saojoaosaude.com.br. É preciso conferir no site a filial mais próxima com sala de serviços farmacêuticos e horário disponível.

    Compartilhe

Copyright 2024 Farmácias São João. Todos os direitos reservados.