×

Imprensa

Imprensa

    DIA DO IDOSO: como as farmácias podem contribuir para melhorar a qualidade e aumentar a expectativa de vida da população

    01/10/2021

    A longevidade está no sonho da maioria das pessoas. São poucas as que não gostariam de chegar ou até mesmo passar dos 100 anos. Conforme dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos no Brasil cresce e já passa de 33 milhões de pessoas. Até 2050, esse número deve saltar para mais de 90 milhões de idosos, de acordo com projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Neste 1º de outubro, Dia Mundial do Idoso, o fato é que o Brasil está envelhecendo a uma velocidade acelerada e as farmácias têm grande contribuição para quem quer viver mais e melhor. E não apenas na dispensação do medicamento, mas também para prestar assistência farmacêutica com foco no acompanhamento e prevenção.

    “Nossos farmacêuticos estão capacitados para prestar o serviço de atenção primária à saúde. Tendo competência para fazer a triagem, e se necessário encaminhar ao médico, prescrever suplementação alimentar, fazer o acompanhamento da adesão ao medicamento, informar o uso correto e, além disso, realizar diversos exames dentro da farmácia”, explica o coordenador de Serviços Farmacêuticos da Rede de Farmácias São João, Roberto Canquerini.

    As farmácias estão muito presentes no dia a dia dos idosos, devido à demanda maior por tratamentos e uso de medicamentos. E é aí que está a oportunidade de priorizar o atendimento farmacêutico e a saúde preventiva.

    “Começar o quanto antes com os cuidados em saúde física e mental, torna o envelhecimento saudável cada vez mais atingível. Principalmente, no rastreio de doenças que podem ser prevenidas ou tratadas desde o início, como as cardiovasculares e oncológicas, mas também sem esquecer da saúde mental”, alerta Jefferson Cunha, médico de Serviços Farmacêuticos da Rede de Farmácias São João.

    Junto com o envelhecimento, chega a necessidade de avançar na oferta de produtos e serviços. A 4ª maior rede de varejo farmacêutico do Brasil, com mais de 850 lojas, trabalha atenta as novidades em âmbito mundial, para ofertar o melhor e explorar cada vez mais os benefícios que o profissional farmacêutico pode trazer para os clientes da terceira idade.

    “Trabalhamos incansavelmente para oferecer sempre novidades, preços competitivos e atendimento diferenciado. Nas Farmácias São João, primamos, acima de tudo, por um atendimento humanizado, com acessibilidade, conforto, ética, responsabilidade e todo carinho que este público merece”, destaca o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Kappaun Brair.

     

    Interações medicamentosas

    Grande parte dos idosos faz uso de polifarmácia (uso de vários medicamentos com ou sem prescrição médica). Essa prática é arriscada e se usada de forma inadequada pode aumentar o risco de interações medicamentosas, intoxicação, reações adversas e falha no tratamento.

    Devido ao fato de que muitos medicamentos não precisam de receita médica, a orientação do farmacêutico é indispensável. 

     

    Exames nas farmácias

    As farmácias oferecem uma gama expressiva de vacinação e exames rápidos. Na Rede São João estão disponíveis:

    - Testes de TSH que é a avaliação da saúde da tireoide para detecção precoce de problemas como hiper ou hipotireoidismo e câncer de tireoide.

    - Análise corporal por bioimpedância: avaliação da gordura corporal e gordura visceral - a gordura visceral é fator de risco para câncer de mama, risco de doenças cardiovasculares e outros tipos de câncer.

    - Além de acompanhamento básico como: verificação de pressão arterial, glicose e colesterol.

     

    Acompanhamento e estrutura

    Entender os problemas, necessidades e oferecer soluções que reduzam os custos com a saúde e ao mesmo tempo que possam melhorar a qualidade de vida dos idosos. Este é o foco da Rede de Farmácias São João que conta com mais de 670 consultórios farmacêuticos, em mais de 200 municípios do RS, SC e PR. Em 120 farmácias já são oferecidos dois ou mais consultórios para o melhor conforto dos serviços prestados.


    *Assessoria de Imprensa Rede de Farmácias São João
    *Foto: divulgação

    Compartilhe

Copyright 2024 Farmácias São João. Todos os direitos reservados.